24 de junho de 2008

Visita ao Gabinete da Prefeitura

Que tal fazer mais um passeio ao Centro de Santos? E desta vez visitar o Gabinete da Prefeitura? Se você quiser pode ir de carro, mas como nos finais de semana o movimento nos ônibus é mais tranquilo e o trânsito da cidade de Santos não é uma loucura como o da capital, então aproveite e vá de busão mesmo. O preço é R$ 2,20, os ônibus são confortáveis e você não vai ter problemas com estacionamento e nem se cansar dirigindo. Deixe o estress de lado e aproveite !!!!

Se você fôr de ônibus peça ao motorista para avisar qual é o ponto mais próximo da Praça Visconde de Mauá, pois é lá mesmo que está localizado o Gabinete da Prefeitura, o Palácio José Bonifácio.

Em um prédio imponente, subindo as escadarias, no belíssimo saguão de entrada, você será recebido por guias de turismo, que trabalham junto com a prefeitura e que acompanharão você em uma visita monitorada nas dependências deste suntoso Palácio, memória viva de uma época importantíssima da nossa história.

O hall de recepção é digno de nota, construído com materiais nobres nacionais e importados, como ferro, mármore, bronze e jacarandá e atente para os elevedores, também revestidos em madeiras nobres, imponentes e que ainda estão em funcionamento.
A belíssima escadaria imperial barroca nos leva ao primeiro andar, onde estão localizadas várias salas, entre elas a sala Princesa Isabel, onde são realizadas várias solenidades. Assim que você entrar, seu olhar vai se perder em todas as direções. O piso parquet original, os móveis de jacarandá, o púlpito, as bancadas e os brilhantes lustres de cristal com 2,5 metros de altura são um verdadeiro colírio para os olhos. Além dos maravilhosos vitrais que enfeitam as paredes deste gabinete, com figuras referentes aos princípios universais: como liberdade, nacionalidade, caridade e justiça.

Logo em frente, há outro salão nobre, especialmente usado para eventos sociais. Lá você terá uma pequena amostra do Palácio de Versalhes, pois a decoração é toda inspirada no palácio francês. O piso também logo chama a atenção - é feito de madeiras nobres e está impecavelmente conservado. Também repare nos lustres com cristais da Bohemia e móveis filetados a ouro, como mesas, cadeiras, namoradeiras (sim ainda existem alguns destes exemplares por lá), espelhos e portas revestidas de pátina.

Também no primeiro andar fica o Gabinete do Prefeito, de onde ele despacha. O prédio conta com um total de 7 andares. Todas estas informações e muitas mais, você fica sabendo através das simpáticas e inteligentes guias que monitoram estas visitas - sem custo algum.

Vale a pena reservar um dia para conhecer um pouquinho mais de fatos, lugares e personagens que fizeram e fazem parte da nossa história. Eu recomendo, bom passeio !!!!!!!!!

Para anotar na agenda:

  • Local: Gabinete da Prefeitura
  • Endereço: Praça Mauá s/n - 1o. andar
  • Funcionamento: As visitas monitoradas com guias, gratuitas, acontecem todos os finais de semana e feriados. Para fazer o passeio é só comparecer ao Paço Municipal, à Praça Mauá s/n° - Centro Histórico, das 11 às 17 horas. As turmas são fechadas a cada meia hora, a partir do horário inicial.
  • Telefone: (13) 3201-8000 ou 0800-173887 (Disk Tour)
  • Preços: grátis
  • Minha dica: vá de ônibus, preste atenção na narração das guias e saia de lá conhecendo mais um pouco da nossa história.

0 Comments: