30 de dezembro de 2007

Como era bom o trânsito na época dos bondes

Que tal lembrar dos velhos tempos e fazer um passeio diferente? Bem pelo menos no que diz respeito ao meio de transporte, usando um bem incomum para os dias de hoje.

Com saída na Praça Mauá, no centro de Santos e por apenas R1,00, você fica sabendo mais um pouquinho da nossa história. É o famoso passeio de bonde pelas ruas de Santos. O serviço conta com três bondinhos, em ótimo estado de conservação, com passeios de 15 minutos de duração [fotos]. Em tão pouco tempo, você consegue se transportar a um passado muito rico da história do Brasil. O acompanhamento é feito por um guia de turismo, condutores e motorneiros aposentados que nos levam de volta ao passado, carinhosamente apelidados de "Vovôs Sabe Tudo".

Passamos pela Rua do Comércio, aonde restam ainda alguns dos antigos casarões, alguns deteriorados, outros restaurados, dos antigos barões do café. Mas já notamos a iniciativa privada, juntamente com a Prefeitura, no restauro e na conservação dos antigos casarões, dando cara nova a novos estabelecimentos comerciais.

Vemos também a antiga estação Santos – Jundiaí, que teve o seu principal galpão restaurado e serve como local de eventos, sem perder o seu lado nostálgico.

A Bolsa Oficial de Café merece um destaque especial. Ela ainda conserva intacta a sala de Pregões, contrastando com uma moderna cafeteria com iguarias a base de café. Neste charmoso local, além da venda de vários tipos de pó de café tipo exportação, você encontra sorvetes e doces, que podem ser degustados em cadeiras e mesas espalhadas pelo saguão do imponente prédio.

Continuando o passeio, vê-se de longe o importante Porto de Santos, com seus primeiros armazéns, base da época auréa do café, e hoje o principal porto do país. O roteiro inclui também, a passagem pelo Palácio Jose Bonifácio, Igreja de Santo Antônio e o Pantheon dos Andradas - onde estão os restos mortais de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.

Vale a pena fazer este passeio a bordo dos saudosos bondinhos escoseses e relembrar com saudade do tranquilo trânsito daquela época.

Boa viagem !!!!!!!!!

Para anotar na agenda:

1 Comment:

Sérgio Ricardo de Freitas said...

Transporte coletivo em Santos.